benchmarking

Utilizando o Benchmarking no Design

O surgimento de diversas empresas no mundo trouxeram uma competitividade natural em relação a satisfação do consumidor. A facilidade proporcionada pela tecnologia em relação ao mercado elevou o empreendedorismo e visão de um negócio para outro nível, tornando mais simples não só o surgimento de um novo projeto mas também a possibilidade da venda diretamente pela internet.

Com essas características, o consumidor possuía agora um poder de escolha, determinando tudo aquilo que desejasse comprar ou experimentar de acordo com suas necessidades. A gama de produtos ou serviços oferecidos atualmente é quase infinita, sendo determinante que cada empresa tenha o seu diferencial e perfil focado totalmente em seu público-alvo.

O que é Benchmarking?

Algumas empresas visando o crescimento a médio/longo prazo adotaram uma nova prática empresarial conhecida como Benchmarking. Seu conceito propõe a análise da estratégia e virtudes dos concorrentes mais fortes no ramo visando ampliar o desempenho da empresa ou organização, sendo um trabalho de muito estudo em todas as práticas, serviços e produtos.

O termo é frequentemente utilizado no ramo de vendas online, fazendo com que os sites e-commerce analisem cada passo da concorrência para tirar o maior proveito em cima de um benefício oferecido ou desconto em suas principais apostas. Isso ocorre principalmente durante eventos especiais como a Black Friday, sendo determinante para o crescimento da empresa e consequentemente o seu lucro.

Benchmarking no Design

O designer ou desenvolvedor web deve estar sempre atento as principais tendências do mercado. Uma nova versão da linha de códigos, uma atualização de software ou mesmo o aprendizado em palestras com um profissionais de ponta podem auxiliar no surgimento de trabalhos incríveis para sua carreira. Por isso sempre devemos focar em nossos projetos e ao menos observar algumas referências mais famosas.

Seguem alguns exemplos de sites que são utilizados frequentemente como referência para projetos:

Portal de notícias – Globo.com
globo

Portal Globo.com

O portal da Globo é acessado diariamente por diversas faixas etárias e classes sociais, fazendo com que o design seja a parte mais objetiva e simplista do projeto. Focado na exposição da imagem e notícia, o site segue a linha de um grande jornal online com imagens. Sua versão mobile criada exclusivamente para os principais dispositivos proporciona um melhor entendimento e aproveitamento do espaço da tela.

Sua maior emissora concorrente, a Rede Record, utiliza em alguns aspectos o Benchmarking em sua plataforma online e transmissão televisiva baseada na Globo.

Site de buscas – Google
google

Buscador do Google

Atualmente uma das maiores empresas do mundo, a Google, detém uma grande parcela do mercado. Tendo início com o sistema de buscas, a empresa é hoje uma das maiores nos ramos de servidor de e-mail (Gmail), navegadores (Chrome), anúncios em sua plataforma própria (Adsense), analise da performance de um site (Analytics), software de smartphone (Android) dentre outros. Seu design é focado no usuário, buscando explorar o máximo de desempenho e velocidade em cada serviço.

A Microsoft tenta bater de frente com o Google através de seus próprios programas como o sistema de buscas (Bing), software de smartphone (Windows Phone), conversação (Skype), navegador (Internet Explorer), entre outros.

Redes Sociais – Facebook
face

Home do Facebook

Sendo a rede social mais conhecida no mundo, o Facebook utiliza de maneira inteligente sua enorme quantidade de usuários. A escolha de impulsionar um conteúdo em um post ou uma página faz com que a empresa invista em anúncios e na divulgação diretamente na plataforma. Seu design foca na interação de seus usuários, indicando os produtos que estejam de acordo com suas preferências.

A Google tenta fortalecer a sua marca fazendo frente ao Facebook com mais um de seus produtos, o Google Plus. Ele consiste atualmente em uma rede social para usuários do Google, focando em um público segmentado.

A utilização da técnica no design é algo natural, já que antes de dar início a um projeto deve-se questionar a maneira na qual o consumidor deseja o site ou sistema funcionando, tornando a prática mais simples para o entendimento. Assim concluímos que o Benchmarking é bastante utilizado no mercado, sendo determinante tanto em empresas de grande ou pequeno porte, promovendo diretamente seu produto ou serviço.

Utilizando o Benchmarking no Design
The following two tabs change content below.

Yuri Zaban

Designer web focado em desenvolvimento de sites, criação, identidade visual, email marketing e branding. Sou antenado em tecnologia além de acompanhar diariamente as principais tendencias do mercado.

Latest posts by Yuri Zaban (see all)

  • http://www.brunolollato.com.br Bruno Lollato

    São esses processos que diferenciam um profissional de um “sobrinho”, alias é de suma importância que todo projeto comece com brainstorm e benchmarking, alias não tem como desenvolver algo para competir sem ao menos conhecer os pontos fortes e fracos dos concorrentes.