gamification

O que é “Gamification”?

Atualmente os métodos utilizados para aproximar o cliente e a empresa devem ser cada dia mais inovadores. A proibição de promoções via redes sociais no Brasil e a exclusão de tópicos do tipo “curtir x compartilhar”, fez com que as marcas tivessem de buscar um novo caminho para interagir com o consumidor e que ao mesmo tempo respeitasse as regras de cada rede social ou governo.

O que é “Gamification”?

Em meio a esse cenário se deve o surgimento do termo “Gamification”, que são técnicas utilizadas para incentivar o consumidor a realizar determinadas tarefas dando uma recompensa para o feito. A premiação pode ser utilizada de diversas maneiras como emblemas, pontos ou até uma moeda virtual.

Sua essência se trata da motivação para a competição utilizando métodos de jogos para o incentivo de outros participantes. A escolha do objetivo ou meta pode provocar uma competição interna, aumentando o nível do desafio e estimulando mais ainda o envolvimento dos participantes.

Expansão e Reconhecimento

Com o crescimento do termo, criou-se uma busca por profissionais do ramo e se abriu uma oportunidade para o surgimento de empresas especializadas no desenvolvimento de games. Fundada em 2005 a Bunchball foi a empresa pioneira a oferecer o serviço, levantando mais de 17,5 milhões de dólares em seu financiamento.

Algumas críticas surgiram com a difusão do “Gamification” no meio digital. O incentivo em comportamentos não intencionais e o sentido artificial de uma conquista foram questionados, sugerindo a ideia de que o termo é apenas mais um modismo de marketing no meio empresarial.

Utilidade na Interatividade

A adesão ao método tornou seu uso um caso a se pensar. Em termos de usabilidade podemos observar que a grande vantagem é em manter o usuário em seu site por mais tempo e expor a maior quantidade de conteúdo possível, proporcionando em reconhecimento sua premiação.

Devemos ter cuidado para que o processo não se torne desgastante para o usuário. A técnica deve ser utilizada sutilmente de forma que não afete a interação com a página, e principalmente o seu conteúdo e descrição.

Tem alguma crítica, comentário ou sugestão sobre o tema? Poste nos comentários abaixo!

The following two tabs change content below.

Yuri Zaban

Designer web focado em desenvolvimento de sites, criação, identidade visual, email marketing e branding. Sou antenado em tecnologia além de acompanhar diariamente as principais tendencias do mercado.

Latest posts by Yuri Zaban (see all)