Design Thinking: Método Duplo Diamante

O que é Design Thinking?

 

O Design Thinking é um método focado na solução de problemas das pessoas de forma inovadora e colaborativa. Em outras palavras, é uma nova forma de atingir em cheio as expectativas dos nossos usuários.

 

Contudo, o foco desse processo é de interagir e entregar a melhor versão de um produto ou serviço para o usuário final.

 

Sobretudo, através de pessoas e equipes de diversas posições diferentes, conseguimos administrar nossas idéias em benefício do nosso usuário, assim como no desenvolvendo melhorias contínuas em nosso processo e implementação.

 

Como usar o Design Thinking em seus projetos?

 

A princípio, o Design Thinking proporciona uma nova forma de pensar em um produto ou funcionalidade de maneira inovadora, e posteriormente com base em dados reais levantados através de pesquisas e feedbacks com clientes, na criação de um case viável e permitindo uma expansão futura.

 

Todavia, é importante destacar que ainda assim evitamos que alguém apenas deduza uma hipótese, e sim trabalhe com dados reais levantados anteriormente com o fim de validar a expectativa por exemplo.

 

Muitas vezes em nossas carreiras, nos deparamos com implementações irrelevantes para o nosso cliente final. Além do que, isso é totalmente prejudicial quando se trata de entregar o melhor resultado e performance.

 

Método Duplo Diamante

 

Um dos métodos mais utilizados no processo do Design Thinking é o Duplo Diamante. Nele são projetados 4 triângulos que se assemelham sobre tudo a diamantes, e cada um representa uma etapa do processo. O formato foi inspirado de tal forma que representasse a convergência de idéias das equipes em volta do projeto.

 

Método Duplo Diamante

 

Etapa 1 – Pesquisa

 

Nesta primeira etapa é o momento de observar, pesquisar e analisar todo o escopo e seu objetivo. Assim sendo também a hora de levantar os dados com o intuito de identificar o problema que temos que solucionar. Utilizar grupos focais, testes com usuários e pesquisas são essenciais nessa etapa como resultado.

 

Etapa 2 – Insights e Briefing

 

Neste momento reunimos todos os dados coletados e priorizamos o que devemos tratar como mais importante e significativo para o projeto. De acordo com as informações, conseguimos ter alguns insights e elaborar um briefing final para o projeto de fato.

 

Etapa 3 – Desenvolvimento

 

Assim que definirmos todo o processo é a hora de partir para ação posteriormente. Nesta etapa transformamos primeiramente todos os dados e procedimentos anteriores em algo visual (rascunho ou mesmo um desenho) e realizamos alguns testes a fim de validar nossa entrega.

 

Etapa 4 – Protótipo e Entrega

 

Na última etapa já devemos desenvolver algo mais próximo do projeto final como resultado. É importante realizar todos os testes com os usuários e coletar feedbacks necessários em primeiro lugar. Sobre tudo, melhorando cada vez mais o seu produto e utilizando o processo MVP (Mínimo Produto Viável) em suas melhorias.

 

Conclusão

 

Assim sendo, o Design Thinking está cada vez mais inserido nos grandes negócios, por isso é essencial entendermos cada vez melhor como funciona esse processo e aplicar em nossos empreendimentos.

 

Caso goste do assunto e queira saber mais, recomendo esse meu curso inteiramente GRÁTIS no Youtube.

 

Nele você vai encontrar cada passo do Duplo Diamante de forma mais detalhada em vídeos, sobre tudo de dicas de como você pode trabalhar em cada etapa!

 



 

BÔNUS: Infográfico

 

Além do mais, para resumir e deixar mais claro para futuras consultas, estou disponibilizando também um infográfico com os principais pontos destacados sobre Design Thinking. Aproveite!

 

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Yuri Zaban

Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.