Skeumorfismo x Flat Design: Quando utilizar?

flat-design

Durante anos o design se reinventa buscando uma oposição ao modelo anterior de arte. O avanço tecnológico, o surgimento de dispositivos móveis, e a grande quantidade de informações e conteúdo divulgado, trouxeram a necessidade de um cuidado maior com a identidade visual, simplificando a interação com o usuário.

 

Em busca de solucionar essa questão, o designer de interface deve se atentar as novas tendências, como a transição natural do Skeumorfismo “realismo” para o Flat Design “simplicidade”.

 

O que é Skeumorfismo?

O termo Skeumorfismo ou Esqueumorfismo é derivado do grego “skeuos”, que significa vaso ou ferramenta, e morphê que é forma. Seu princípio parte da semelhança visual a partir de um objeto físico, imitando seu material ou técnica como madeira, ou um elemento brilhoso ou fosco.

 

Um dos benefícios considerados do Skeumorfismo no meio digital é a de que o usuário já estaria familiarizado com o visual do dispositivo original, facilitando assim o entendimento e a interação, tornando o processo mais intuitivo.

 

Porém com o avanço da internet e a usabilidade, o uso havia se tornado ultrapassado em alguns casos. A dificuldade das metáforas em seu entendimento e o maior espaço ocupado pela interface entravam em conflito contra os novos princípios de usabilidade, trazendo a necessidade de mudança e uma nova oportunidade ao meio digital.

 

Uma das principais marcas a utilizar o termo, a Apple, aderiu ao Esqueumorfismo em praticamente todos os seus sistemas, abandonando o modelo apenas a partir da versão IOS 7.

 

IOS_6_Home_Screen
Exemplo de Skeumorfismo no IOS 6

 

O Flat Design e seu Impacto

 

Com a redução da utilização do Skeumorfismo, outra tendência de arte passou a ter destaque, o Flat Design. Em oposição ao termo antigo, ele trouxe como características o design minimalista, removendo toda a antiga ilusão de sombras, gradientes ou texturas necessárias anteriormente dando maior destaque a forma plana do objeto.

 

Sua simplicidade trouxe mais leveza e eficiência aos projetos, facilitando a vida dos desenvolvedores. Seu design simples permitiu transmitir as informações de maneira mais rápida, tornando o acesso simples em qualquer dispositivo móvel.

 

Além de ser extremamente utilizado, algumas das principais marcas que se adaptaram para esse novo formato foram a Apple e a Microsoft. O sistema IOS 7 trouxe uma interface totalmente modificada para o Flat Design, assim como o Windows 8 que recriou sua interface e linguagem visual, tornando mais intuitiva a informação de cada elemento na tela.

 

 

IOS_7.1_homescreen
Flat Design no IOS 7.1
300px-Ecrã_Inicial_do_Windows_8
Flat Design no Windows 8

 

Portanto percebemos que uma mudança na interface era algo natural a ser feito. A necessidade da simplicidade e da velocidade da informação em todos os dispositivos tornaram o Flat Design uma referência não apenas para web designers e programadores, mas também para os clientes e usuários.

flat-design

Tem alguma crítica, comentário ou sugestão sobre o tema? Poste nos comentários abaixo!

Skeumorfismo x Flat Design: Quando utilizar?

Outros Artigos

The following two tabs change content below.
avatar-150x150

Yuri Zaban

Designer web focado em desenvolvimento de sites, criação, identidade visual, email marketing e branding. Sou antenado em tecnologia além de acompanhar diariamente as principais tendencias do mercado.
avatar-150x150

Latest posts by Yuri Zaban (see all)