Conceitos em Web Analytics

Ao pensar em um novo produto ou analisar o desempenho de uma empresa no mercado, devemos considerar diversas circunstâncias que nem sempre estão claras em um primeiro momento. Tanto no ambiente online como offline, temos informações e dados relevantes que impactam diretamente os resultados e novos negócios.

Com base em métricas, conseguimos otimizar a venda e conversão, trazendo um resultado imediato ou resolvendo uma possível dor do nosso usuário que não estava clara desde o princípio.

 

Utilizando métricas e UX

Com o objetivo de otimizar fluxos em apps e sites, a parte de Web Analytics é essencial se tratando de medir, coletar e disponibilizar um relatório de dados.

Alguns tópicos tem grande relevância quanto a estimativa de métricas, segue abaixo alguns deles:

 

Impressões x Cliques-CTR

Um dos principais indicadores quando se trata de conversão é o CTR (Click Through Rate). Esse indicativo é direcionado para traçar um paralelo entre a quantidade de impressões ou visualizações de uma página versus a quantidade de cliques.

Através dessa métricas, conseguimos medir a eficiência de uma campanha, landing page ou funil de vendas por exemplo. Para medir a eficiência, o raciocínio deve ser de quanto maior o CTR, melhor para o seu negócio. Em geral, uma taxa superior a 3% é considerada de bom desempenho.

Para medir o cálculo do CTR devemos utilizar a seguinte fórmula:

Número de cliques ÷ número de visualizações = CTR.

Ex:
Se nossa landing page teve 60 cliques em 6.000 impressões, o seu CTR será de 1%.

 

 

Tags e UTM

 

Tags

O tagueamento de um site ou o cadastro de tags são uma forma de mensurar um clique ou determinada ação efetuada pelo usuário. Uma das principais maneiras de configurar uma tag é o Google Tag Manager (GTM), onde conseguimos gerenciar cada passo do usuário no site.

 

UTM

Outra configuração que pode ser utilizada é de realizar o cadastro do parâmetro pelo link, o que é chamado de UTM. Através da definição de algumas informações, conseguimos atrelar o código ao botão do site por exemplo, realizando o acompanhamento posteriormente via Google Analytics (GA).

 

Captura-de-Tela-2022-02-27-às-11.23.44
Exemplo de cadastro de UTM

 

Caso seja necessário, você pode utilizar o gerador de UTM. Dessa forma basta preencher o Formulário e copiar o link completo na sequência e adiciona-lo ao seu código HTML. Lembrando que para cada novo parâmetro, devemos utilizar sempre o símbolo “&”.

GA Dev Tools – Criação de UTM

Outra opção simplificada em PT-BR

 

 

Custo de Aquisição por Cliente-CAC

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC, de Customer Acquisition Cost) mostra o quanto um negócio está investindo para conquistar cada novo cliente. O CAC envolve o trabalho da equipe em torno do funil de vendas, desde a atração de visitantes até o fechamento da compra.

Então, para ter clareza no cálculo desse custo, o ideal é que você já tenha previamente um controle sobre o processo de venda, especialmente sobre quantos clientes são impactados e qual o investimento em cada etapa do fluxo.

O cálculo do CAC é simples: basta dividir a soma dos investimentos para adquirir um cliente pelo número de clientes conquistados em um determinado período.

Digamos que, em um trimestre, sua empresa investiu R$ 2.000 nas áreas de Marketing e Vendas e conquistou 10 clientes novos. Seu CAC é de R$ 200.

CAC = Soma dos investimentos / Número de clientes adquiridos

 

Lifetime Value-LTV

O objetivo do Lifetime Value (LTV) é analisar os clientes e encontrar a média de valor gasto e tempo de permanência com o seu produto ou serviço.

A partir disso é que os ajustes são feitos, tanto para aumentar o valor quanto para fazer com que os clientes fiquem por mais tempo antes de deixar seu produto ou serviço em busca de outra coisa.

Podemos calcular o LTV da seguinte forma:

LTV = (ticket médio × média de compras por cliente a cada ano) × média de tempo de relacionamento(duração do contrato por exemplo)

 

KPI

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização.

 

Conclusão

Portanto, através de diversas formas de avaliação, podemos mensurar as principais métricas para o nosso produto. Pense sempre em identificar a estratégia que faça mais sentido, gerando resultado e impacto.

You may also like

Yuri Zaban

Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.