Nos últimos tempos o termo design responsivo tem sido amplamente utilizado no meio digital. Graças ao avanço da tecnologia e dos dispositivos mobile como tablets e smartphones, os padrões de desenvolvimento web tiveram que evoluir atendendo tanto ao desktop quanto os novos meios de acesso, mas será que sempre devemos utiliza-los em nossos projetos?
O que é Design Responsivo?
Design Responsivo é o termo utilizado para designar uma experiência única do usuário em cada dispositivo acessado, ou seja, dependendo de onde o consumidor acesse o sistema ele terá uma nova perspectiva em sua exibição. Seja através de imagens flexíveis (alternam seu tamanho conforme a resolução), grades ou dos elementos media queries em CSS3, a página deve permitir a utilização de diferentes regras em CSS, focando nas características do dispositivo a ser carregado.
Necessidade x Modismo
Hoje vemos que só se fala em design responsivo e que todos os websites devem ser responsivos, porém é assim mesmo na prática?
Na verdade devemos nos atentar primeiramente ao nosso cliente, se ele realmente necessita de um design responsivo e se atende suas expectativas. De repente uma pequena empresa de um segmento específico não possui grandes acessos através dos dispositivos mobile e consequentemente para o consumidor apenas a versão desktop é interessante no momento.
Como descobrir se um site deve ter uma versão responsiva?
Existem diversas formas de descobrirmos se nosso cliente necessita ou não de um site responsivo, segue uma lista de atividades utilizadas para solucionar a questão:
– Utilizar o Google Analytics
Google Analytics é um programa gratuito desenvolvido especialmente para gerar estatísticas de um site. Tráfego, localização do acesso, sistema operacional, navegador e principalmente de qual dispositivo o usuário acessa o sistema (tablet, desktop ou smartphone) são informações primordiais para levantar essas questões de utilizar ou não um design responsivo.
– Enquete de opinião
Podemos criar também uma pesquisa de opinião dentro do site principal ou através das redes sociais para analisar a necessidade de uma versão mobile. Uma enquete com:
Por onde você acessa o nosso site?
( )tablet ( )smartphone ( )desktop
Já é o necessário para ter uma ideia da opinião dos consumidores.
– Analisar os principais concorrentes
Outra medida que deve ser considerada é de observar se nossos principais concorrentes utilizam um site responsivo. Devemos definir se isso pode acrescentar mais tráfego ou conversão para o consumidor, em caso positivo temos que levar em conta a criação de uma versão responsiva.
Portando devemos ter bastante cuidado ao oferecer a utilidade do desenvolvimento responsivo de forma correta. Pode ocorrer de uma empresa não necessitar momentaneamente, utilizando essa verba para outros projetos mais prioritários sendo a solução mais racional para a mesma a curto prazo.
Contato
Qualquer dúvida, crítica, comentário ou sugestão de tema enviar email para: contato@webframe.com.br ou utilize o formulário de contato
Quer o seu artigo publicado? envie para contato@webframe.com.br
design-responsivo
Design Responsivo: Necessidade ou Modismo?
You may also like
Yuri Zaban
Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.