As Melhores Funcionalidades para E-commerce [Guia Completo]

Com o passar dos anos vimos grandes inovações e melhorias nos sites de e-commerce sobretudo.

 

A concorrência e competitividade do setor levaram as empresas a investir pesado em suas lojas online, procurando auxiliar seu cliente a encontrar exatamente o que ele procura acima de tudo.

 

O grande crescimento dos sites chineses também foi um desses motivos.

 

Agora não temos apenas a disputa com outras lojas de fato, mas também com os maiores sites internacionais como o AliExpress, Banggood e GearBest.

 

Neste artigo vou te mostrar as grandes inovações dessas lojas e o qual o impacto que isso pode ter no seu site por consequência.

 

Marketplace

marketplace-webframe

Para quem já trabalha diariamente com e-commerce já deve conhecer essa funcionalidade sem dúvida.

 

Se trata de disponibilizar uma vitrine ou uma loja completa para outros vendedores.

 

Com acordo de comissões sobre a venda de outros produtores, você pode obter lucro sem ter que se preocupar diretamente com estoque ou a logística, deixando parte do processo na mão do vendedor a princípio.

 

Lembrando que para implementar essa estrutura, você deverá ter bastante tráfego no seu site inegavelmente.

 

Caso queira saber mais sobre tráfego, pode baixar esse ebook gratuito com dicas de SEO.

 

Ofertas do Dia

ofertadodia-webframe

Caso você tenha alguns produtos com muito estoque vale a pena utilizar esse recurso afinal.

 

Utilizar uma página com ofertas diárias ou por período específico pode aumentar o tráfego do seu site momentaneamente e consequentemente amplificar suas vendas.

 

As vezes seu cliente veio pela oferta do dia mas também pode aproveitar para levar outro item da sua loja em contrapartida.

Cupons de Desconto

cupom-webframe

Acredito que a distribuição de cupons nunca esteve tão em alta no Brasil sobretudo.

 

Todos querem algum desconto, adicionar um cupom para novos usuários ou para departamentos específicos podem ajudar a dar aquela motivação que faltava para seu cliente.

 

Marcas Disponíveis

marcas-webframe

 

Caso você trabalhe com grandes marcas mundialmente famosas no mercado, é importante apresentar isso em sua loja.

 

Além de passar mais seriedade e credibilidade, você consegue uma definição mais clara dos produtos mais acessados por marca e o que sua empresa pode oferecer em síntese.

 

Detalhes do Produto

detalhes-produto-webframe

 

Uma apresentação rica em detalhes e fotos em alta resolução são perfeitas para evitar qualquer dúvida do seu público.

 

Tente investir não apenas em características do produto (cores, câmera, tela…) mas também procure criar uma apresentação personalizada explicando as principais features do seu produto igualmente.

 

Qualificação do Produto com Imagens

qualificacao-webframe

 

Atualmente não tem como não proporcionar um campo de comentários de quem já comprou o produto em sua loja.

 

Essa iniciativa além de incentivar uma nova compra dos seus usuários, permite que você veja a qualidade do produto disponível posteriormente.

 

A grande melhoria que temos hoje é a qualificação com imagens, onde o cliente tira uma foto do produto e posta junto com seu comentário.

 

Pense em implementar essa funcionalidade o quanto antes, isso irá dar um toque maior de credibilidade a seu site como resultado.

 

Lista de Desejos

listadesejos-webframe

 

Uma lista de desejos com produtos selecionados é certamente muito útil.

 

Para finalizar uma compra sobretudo, o cliente deve ter contato com a sua marca a todo o momento, quanto mais tempo melhor.

 

Portanto, permiti-lo guardar uma oferta irá facilitar o fechamento de um pedido mais adiante a princípio.

 

Produtos Mais Vendidos e Ofertas Relacionadas

 

comprejunto-webframe

 

Uma vitrine com os produtos mais vendidos com certeza terá um grande impacto em sua loja certamente. Portanto, tente implementar essa funcionalidade o quanto antes.

 

As ofertas relacionadas é a chance de oferecer mais um produto agregado, ou seja, oferecer mais um produto para adicionar ao carrinho junto com o principal. Por exemplo podemos ter um notebook e oferecermos o pacote office similarmente.

 

Use o Google Analytics

analytics-webframe

 

Nada melhor do que comparar as métricas do seu negócio. Procure utilizar o Google Analytics para identificar possíveis melhorias no tempo de seção e a taxa de rejeição do seu usuário posteriormente.

 

Caso tenha dúvidas sobre o Google Analytics, sugiro que baixe o Ebook sobre SEO, onde pontuo alguns pontos importantes da ferramenta de fato.

 

Use o YouTube

youtube-webframe

 

Um dos sites mais acessados atualmente é o YouTube. Diariamente são postados milhões de vídeos para todos os nichos e gostos em resumo.

 

Caso tenha algum produto de destaque que queira divulgar, uma boa idéia pode ser fazer um unboxing dele, mostrando o que vem na caixa e seus acessórios com o intuito de divulgar sua marca e qualidade.

 

Assim você poderá adicionar um link na descrição do vídeo direto para sua loja. Isso trará maior credibilidade para a sua marca e ajudar seu público-alvo certamente.

 

Produtos Digitais

 

midiadigital-webframe

 

Caso ainda pense em abrir uma loja online ou um marketplace, sugiro considerar a opção de vender produtos digitais similarmente.

 

Essa categoria de produtos permite que você entregue digitalmente, sem a necessidade de uma transportadora ou dos correios.

 

Isso permite que você tenha total controle do processo de vendas sobretudo.

 

Tanto cursos e treinamentos, quando jogos ou filmes baixados via download podem facilitar e acelerar a monetização da sua loja como efeito.

 

Serviços Agregados

servicosagregados-webframe

 

Seu consumidor comprou uma TV? Por que não oferecer um serviço extra de instalação em sua casa?

 

Além de facilitar a vida do seu cliente, você terá um ganho de valor para seu público. Tente encontrar parcerias de lojas de serviços que irão te auxiliar nessa jornada com toda a certeza.

 

Conclusão

 

Portanto vimos que podemos implementar diversos itens em nosso negócio online.

 

Mas claro que acima de todas essas funcionalidades, o foco deve ser sempre no consumidor e na sua experiência de compra na loja.

 

Tente ouvir cada crítica e evolua ainda mais o seu negócio logo em seguida.

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e vamos aprender mais formas de melhorar ainda mais nosso e-commerce

Grande Abraço!

You may also like

Yuri Zaban

Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.