Desenvolvendo o Mobile First

mobile_first

Durante anos, a evolução da tecnologia proporcionou ao mundo uma nova experiência de navegação web através dos dispositivos móveis. Tornando-se uma realidade com vendas superiores aos computadores, os smartphones proporcionam não apenas a navegação ou acesso a diversos aplicativos, mas também uma nova oportunidade para o comércio se reinventar, indicando um novo segmento de mercado.

 

O crescimento das vendas no e-commerce mobile brasileiro nunca foi tão forte, movimentando apenas no primeiro semestre de 2012 cerca de 132 milhões de reais, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, a criação de planos de internet pelas operadoras e o baixo preço dos dispositivos com acesso ao 3G permitem que diversos usuários atualmente pesquisem informações sobre o produto interessado na web antes de adquiri-lo, aumentando as chances de uma possível desistência ao comparar o preço ou atributos em uma loja física.

 

Seguindo essa necessidade, o Mobile First aparece como uma nova opção para as empresas, determinando as informações mais importantes a serem exibidas em seu dispositivo.

 

Utilizando o Mobile First

 

O conceito de Mobile First parte do princípio do desenvolvimento e planejamento web a partir do mobile. Com o foco primeiramente em smartphones ou tablets, a adaptação para o desktop é realizada após o desenvolvimento de uma versão mais simples e direta nos dispositivos móveis.

 

mobile_first_destaque
Exemplo de Mobile First

 

Uma das vantagens em se projetar desse modo é o foco no conteúdo, identificando a informação mais importante, além de ter maior atenção ao desenvolvimento na programação tornando-a mais simples e com melhor entendimento. O design deve ser focado nas principais informações, destacando os atributos determinados pelo cliente, gerando uma identidade visual característica e de fácil entendimento em qualquer tela.

 

Portanto vemos que o termo já é uma realidade na web, a expansão dos smartphones no mercado e a ampla quantidade de informação e possibilidades transformaram a experiência do usuário, facilitando assim o entendimento e a funcionalidade de uma página. A utilização dos tablets e smartphones não acontece apenas na rua ou no ambiente de trabalho, algumas pesquisas revelam que os usuários ainda preferem utiliza-los também em casa, deixando de lado o desktop.

 

Seguindo essa tendência, o Mobile First pode ser um fator determinante em seus projetos, mostrando para o cliente qual é o dado mais importante para o produto ou serviço, auxiliando diretamente na quantidade de conversões.

 

Desenvolvendo o Mobile First

You may also like

Yuri Zaban

Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.