12 Simples Dicas de Como Otimizar Seu Site Ainda Hoje

Certamente sabemos que em nossa vida temos em média 90 segundos para apresentar uma boa primeira impressão para as pessoas, mas será que isso se aplica apenas em nossas relações pessoais?

 

Assim como no dia a dia profissional, nosso site ou blog também tem uma primeira impressão dos nossos usuários, fazendo com que a “rejeição” ocorra de forma ainda mais rápida inegavelmente.

 

Basta que nosso visitante não encontre o que está procurando para fechar a aba do seu site e nunca mais retornar, portanto é essencial uma página otimizada e de fácil navegação e bom conteúdo.

 

Neste artigo vou trazer algumas dicas de como incentivar seus visitantes a fazerem o que você deseja em sua página principalmente, vamos lá!

 

1) Faça o simples

facasimples-webframe-1

Sua homepage deve ser livre de qualquer desordem, bem como animações sofisticadas, diversos links ou um design muito complexo. Faça o básico e tente não implementar funcionalidades extras apenas por estética ou capricho a princípio.

 

Caso você esteja construindo uma landing page, pergunte antes a si mesmo: “Qual o objetivo principal dessa página afinal?” assim você terá que se preocupar com a resposta antes de mais nada.

 

Em um mundo em que disputamos cada segundo para ter a atenção das pessoas, o ideal muitas vezes é voltarmos ao básico, podendo ser a melhor opção para ser notado acima de tudo.

 

2) Adicione a sua foto

suafoto-webframe-2

Esse é um conselho muito importante: Adicione a sua imagem em seu site. Pode parecer estranho e você pode não querer adicionar uma foto sua em seu site, porém o impacto gerado é muito positivo.

 

As pessoas hoje querem ter um contato cada vez mais pessoal e personalizado, portanto ter uma imagem sua ou de alguém em seu site irá trazer uma maior credibilidade para o seu negócio sem dúvida.

 

Claro que você deve ter uma foto nítida e formal para adicionar ao seu site. Portanto, nada de foto em festas ou com seu animal de estimação (a não ser que esse seja o seu nicho!).

 

3) Utilize títulos mais curtos

titulos-webframe-3

Geralmente as pessoas reagem melhor a títulos mais curtos e chamativos.

 

Entre 12 e 14 palavras é o recomendado, porém procure produzir chamadas que realmente vão prender a atenção do seu leitor, pois o título e a imagem geralmente são o primeiro contato com o seu artigo inegavelmente.

 

4) Liste os benefícios

beneficios-webframe-4

Procure adicionar junto ao seu formulário um box com os principais recursos e qualidades do seu negócio.

 

Caso tenha uma loja com parcelamento e frete grátis tente destacar essa informação logo no começo da sua loja, o mesmo vale para um serviço, adicione seu prazo de entrega e recursos principalmente.

 

5) CTA com contraste

cta-testab-webframe-5

CTA ou Call To Action em geral é o botão de ação que o visitante deve acionar para ter contato com o seu produto. Geralmente conhecido como o botão “clique aqui”, “compre agora” ou “saiba mais”.

 

Se você quer bons resultados no seu CTA é importante manter um bom contraste com o fundo do seu site. O ideal é realizar testes AB para validar qual cor do botão que converte melhor como resultado.

 

Portanto, faça o teste com diferentes cores e textos em seu CTA e verifique qual funciona melhor em seu negócio.

 

6) Crie suas próprias fotos

criesuasfotos-webframe-6

Atualmente nossos usuários estão cada vez mais avançados e críticos sobre tudo. Então caso você utilize sites de bancos de imagens ou fotos da internet recomendo que repense um pouco.

 

Além dos seus visitantes perceberem uma foto “fabricada”, o poder de uma foto real e única pode melhorar consideravelmente as suas conversões.

 

No fim das contas as pessoas querem saber se existe “alguém real” por trás daquele empreendimento em resumo.

 

7) Depoimentos reais

recomendacoes-webframe-7

Depoimentos e recomendações são comuns em qualquer site ou empresa sobretudo.

 

Tente apenas verificar se esses dados são realmente reais, lembre-se que os usuários não são bobos, e apenas um texto pode passar a impressão de algo sem credibilidade.

 

Tente buscar depoimentos reais de sites conhecidos como o Reclame Aqui, ou caso você tenha algum curso, dos sites onde você o cadastrou (Hotmart, Udemy, etc.).

 

Solicite também por e-mail um feedback dos seus clientes logo após o pós-venda. Isso é muito importante para futuros compradores e causa uma boa impressão para quem já comprou.

 

8) Selos e premiações

selo-webframe-8

Pode parecer besteira, porém o reconhecimento de algum site especializado e selos de empresas reconhecidas vão melhorar a confiança do visitante do seu site.

 

Selos de qualidade e segurança trazem uma boa impressão. Verifique como é possível obter essas qualificações e adicione em sua página.

 

9) Use palavras-chave de impacto

palavraschave-webframe-9

Lembre-se que existem palavras que prendem a atenção de qualquer pessoa, portanto certifique-se de usa-las com inteligência para gerar emoções.

 

Palavras como “grátis”, “download”, “simples passos”, “aprenda agora” são alguns exemplos.

 

10) Chat online

chat-webframe-10

Uma tendência atual é o uso de chats incluidos como um pequeno popup geralmente no canto inferior direito de uma página.

 

Caso você tenha recursos disponíveis, é uma boa oportunidade de se envolver diretamente com seu visitante, esclarecendo dúvidas e objeções para a compra.

 

11) Tempo de carregamento da página

carregamentopagina-webframe-11

Lembra o que foi dito no início desse artigo? Cada segundo é muito importante para prender a atenção do seu visitante.

 

Por isso é essencial você ter um rápido carregamento do seu site. Acesse o Google Page Speed para verificar se existe alguma melhoria possível de ser feita e implemente o quanto antes.

 

Não se esqueça principalmente do mobile, que embora não seja uma regra, a maioria dos acessos provém de smartphones atualmente.

 

Portanto olhe com carinho para o seu ambiente mobile, ele deve ser tão bom ou até melhor que a versão desktop.

 

Plugins do WordPress como o W3 Total Cache vão melhorar consideravelmente o desempenho para seus blogs.

 

12) Jornada do usuário

jornadausuario-webframe-12

Mais importante ainda do que reter os visitantes em sua página, é essencial saber o que eles estão fazendo no seu site. Qual área que é mais acessada, qual botão é clicado, o que chamou a atenção na página são só alguns exemplos.

 

Para encontrar essas informações você pode utilizar o Google Analytics. Em público > Fluxo de usuários você encontra a ação de cada visitante em seu site.

 

Conclusão

 

Então neste artigo você conferiu 12 Simples Dicas de Como Otimizar seu Site Ainda Hoje. Espero que tenha gostado e consiga por em prática o que foi ensinado.

 

Caso queira um conteúdo mais técnico, recomendo meu Ebook Gratuito 8 Passos para Configurar o SEO do Seu Site, onde explico mais detalhadamente algumas dicas e plugins para impulsionar seus resultados.

 

Deixe seu comentário e vamos melhorar ainda mais esse artigo!

 

Grande Abraço

Outros Artigos

The following two tabs change content below.
avatar-150x150

Yuri Zaban

Designer web focado em desenvolvimento de sites, criação, identidade visual, email marketing e branding. Sou antenado em tecnologia além de acompanhar diariamente as principais tendencias do mercado.
avatar-150x150

Latest posts by Yuri Zaban (see all)