Confira as 5 maiores tendências em UX Design para 2019 abaixo.
Conforme a tecnologia avança, ela influência primordialmente o modo de como o trabalho e a industria se comportam.
Isso é vital se tratando da experiência do usuário, de tal forma que devemos nos manter atualizados sobre cada avanço tecnológico do mercado antes de tudo.
Em 2019, teremos nesse meio tempo, a inserção de grandes avanços como o crescimento da tecnologia por comandos de voz e a internet das coisas (IoT), afetando e impactando diretamente a indústria por conseqüência.
1) O crescimento dos Comandos de Voz
O comando por voz é uma tecnologia revolucionária e que se tornou protagonista para as grandes corporações como Google e Facebook.
A indústria estima gastar 18 bilhões de dólares de investimento até 2023 somente nessa funcionalidade.
Essa implementação se deve sobretudo ao crescimento dos dispositivos para casa como o Google Home e o Amazon’s Alexa.
Esses aparelhos possuem um sistema com a finalidade de controlar o entretenimento da casa, semelhante aos assistentes virtuais como a Siri da Apple.
Os dispositivos podem fazer consultas e auxiliar na organização de tarefas, além de acionar uma grande variedade de comandos por voz em sua residência.
Nesse meio tempo vimos que os comandos por voz começaram a ser utilizados pelos usuários com mais frequência.
Os motores de busca e SEO dos grandes portais já estão começando a se adaptar a essa nova realidade, a princípio atendendo a armazenagem de longos comandos por voz e pequenas palavras chave buscadas eventualmente.
Essa tecnologia não para de crescer, é provável que em 2020 mais de 50% de todas as buscas devam ser feitas por comandos de voz.
2) Internet das Coisas (IoT) e Interações com Gestos
Nós como UX Designers devemos entregar a melhor experiência digital com o propósito de atender as emoções humanas, necessidades e a confiança do nosso usuário como resultado.
Em 2019, a Internet das Coisas pode acima de tudo, transformar a forma com que as pessoas se comportam com as interfaces.
Internet das Coisas é a junção da tecnologia de ponta com a de um assistente pessoal com o hardware, ou seja, o elemento físico similarmente com a inteligência digital.
Como por exemplo nesse sentido podemos ter uma geladeira com um painel, onde ela automaticamente envia um sinal para a empresa de leite assim que acabar o estoque da sua geladeira, e logo depois, já está agendada uma entrega em sua casa nesse meio tempo sem você ter que se preocupar com nada.
A interação com o usuário passa a ser algo bem mais físico e real em contraste com o modelo industrial que temos hoje.
Agora, não só devemos nos preocupar com as soluções do nosso produto, e sim a forma material e os movimentos que nosso usuário deverá ter, contudo para interagir com nosso produto.
3) Interação entre dispositivos
O grande desafio de UX Design futuramente será a quantidade de dispositivos que o usuário terá acesso eventualmente.
No próximo ano, a demanda por “Mobile First” e “Mobile Friendly” será sobretudo essencial.
Com a quantidade de dispositivos como smartphones, tablets, laptops, smartwatchs, o número de aparelhos conectados cresceu muito, criando acima de tudo uma multiplicidade de experiências e acessos do usuário ao mesmo tempo.
Além disso, o cuidado não deve ser apenas com a quantidade de aparelhos, visto que temos diversas marcas e sistemas diferentes (Android, iOS, Windows..).
Atualmente por exemplo o Uber já permite que você no momento em que pedir uma corrida através de um comando de voz pelo Google Home, possa logo em seguida finalizar sua viagem por um dispositivo iOS ou Android.
Isso sem dúvida torna a jornada do usuário quase perfeita, permitindo que ele navegue livremente entre diversas plataformas.
4) A transição do Flat para o Material Design
O conceito de Flat Design foca no minimalismo e na exposição mais limpa e brilhante, basicamente com algumas animações em 2D em resumo.
Você pode ver mais sobre o Flat Design nesse artigo aqui.
Criado em 2014, o Material Design do Google foi se aprimorando posteriormente, criando layouts baseados em colunas e alinhamentos (grid layout), maior número de animações, transições e espaçamentos.
Atualmente o Material Design levou o UI Design para outro nível, confira algumas melhorias:
• Trouxe o design também para o 3D, isso sem criar animações pesadas como antigamente. Novas texturas, sombras e maior profundidade elevaram os níveis dos produtos.
• Novas interações, dando mais “vida” sobretudo aos produtos.
• Crescimento da acessibilidade e adaptação, permitindo que usuários com alguma dificuldade consigam interagir melhor com seus produtos e facilitando também da mesma forma o uso para pessoas com pouca instrução.
5) Conteúdo focado nas experiências do usuário
No mundo atual é difícil prestarmos atenção na jornada do nosso usuário. Nesse sentido, criar um produto excepcional não é mais o suficiente para chamar a atenção.
Nesse meio tempo, provavelmente será ainda mais importante você identificar cada etapa do usuário com o seu produto.
Gerar empatia, conexão humana e entender as motivações e inspirações de cada usuário será o mais importante para alcançar o sucesso em cada etapa em primeiro lugar.
Somos expostos a mais de 10.000 campanhas de marketing ou mensagens diariamente, para chamarmos a atenção devemos focar em itens como:
• Vídeo Lives e Propagandas em Vídeos
Esse ano inegavelmente os vídeos tiveram um protagonismo absoluto acima de tudo, sendo quase totalidade do tráfego da internet e em buscas relacionas.
Hoje uma pessoa que tem alguma dúvida provavelmente vai buscar algum vídeo tutorial no youtube, e não no Google.
Para conseguirmos produzir um vídeo de sucesso, devemos focar na experiência proporcionada. Qual o propósito do vídeo de fato? Qual o conteúdo que estou trazendo para minha audiência? com a finalidade de que? Como as pessoas vão se engajar ao propósito? Responda essas perguntas sobretudo para viralizar o seu vídeo o quanto antes.
• Personalize
Já se foi o tempo que o conteúdo era gerado para grandes massas. Hoje o consumidor espera ainda mais de suas corporações preferidas.
Imagine uma loja na rua somente com as roupas que você já manifestou interesse em outro ambiente. Produtos que você até colocou no seu carrinho na mesma loja só que no ambiente online.
A união do físico com o digital está cada vez mais presente, hoje no Brasil temos apenas a opção de “retirar em loja”, porém o mundo caminha para uma integração maior ainda entre o online e o mundo físico de fato.
Conclusão
A Internet das Coisas tem tornado o mundo mais conectado do que nunca a princípio.
Pequenos e novos dispositivos de alta tecnologia estão cada dia mais acessíveis e inteligentes, tornando sobretudo o comando por voz e por movimentos cada vez mais presente no nosso ambiente.
Portanto, o que você achou das grandes inovações para 2019?
Sinta-se a vontade para postar nos comentários!
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Yuri Zaban
Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.