6 Dicas para um Formulário Efetivo

Os formulários de contato no passado tiveram grande importância para os websites, sendo basicamente a única forma de interação entre usuário e cliente pela internet. Sua vantagem era promover uma solução imediata para uma possível necessidade do público alvo, assegurando um eficiente atendimento.

 

Entretanto com o passar dos anos, o aumento da quantidade e extensão dos formulários pela rede era extenso, promovendo o desinteresse por parte do consumidor ao utilizar a ferramenta, deixando de lado seu questionamento ou solicitação do serviço. Além disso, a quantidade de sites que utilizavam os dados do usuário para o envio de spams via e-mail havia crescido absurdamente, afastando o contato com a marca.

 

Atualmente a presença das redes sociais tornou o processo mais eficiente. Um post em tempo real ou uma crítica deixada por algum usuário insatisfeito pode manchar o nome de uma corporação, assim como uma qualificação positiva pode ser refletida em novos clientes. Assim, o formulário teve que se reinventar para atender a nova demanda e o dinamismo das mídias sociais, promovendo um tratamento exclusivo com o cliente.

 

Veja abaixo 6 dicas de como otimizar seus formulários:

 

1) Quantidade de campos

 

Reduzir a quantidade de campos de dados de formulários é essencial para estimular o envio. Itens como telefone, idade, país ou estado muitas vezes não são relevantes para um primeiro contato. Se preocupe com dados mais avançados ao fechar um projeto ou oferecer um serviço.

 

2) Cuidado com as exigências

 

Limitar o número de caracteres ou a exigência e proibição de alguns termos no formulário pode ser um erro grave.
Permita que o cliente desenvolva sua opinião ou dúvida de forma simples, proporcionando uma margem de texto justa
para ambos os lados.

 

3) Privacidade

 

Permita ao publico alvo a possibilidade de desejar ou não o envio de informações de sua empresa. Lotar a caixa de
spams de uma pessoa sem aviso prévio pode prejudicar a imagem da sua empresa.

 

4) Botão Enviar

 

O texto “Enviar” é amplamente utilizado na web, porém ele pode não ser o suficiente para alguns usuários. Testes de
variações de texto e animações ao passar o mouse são validos podendo trazer resultados melhores para seu negócio.

5) Mensagem Enviada

 

Um aviso afirmando sobre o envio da mensagem após a conclusão do formulário é bem vindo. Isso impede a repetição da
mesma mensagem diversas vezes em caso de dúvida do usuário.

 

6) Observe

 

A analise das novas tendências é importante inclusive nos formulários. Novas possibilidades em grandes portais e o desenvolvimento de novas funções Javascript podem melhorar e atualizar seu questionário, podendo gerar um aumento das conversões.

 

Portanto vemos que não se trata apenas da informação e dados disponibilizados, mas também da forma em que vamos apresentar isso para nossos clientes. Um formulário com muitos campos ou um layout desatualizado pode modificar a experiência do usuário, afastando ele da marca ou gerando uma insegurança por parte dos dados exigidos obrigatoriamente.

 

6 Dicas para um Formulário Efetivo

You may also like

Yuri Zaban

Sou entusiasta em tecnologia, processos, ferramentas e tudo mais relacionado ao Design e Front End. Sou autor do WebFrame onde compartilho artigos sobre as principais inovações nesses temas.